sábado, 16 de julho de 2011

Mamãs experientes, ajudem-me!!

Desde o início que amamentar não tem sido muito fácil, apesar da Bia pegar muito bem desde o primeiro dia e nunca me ter doído, nem me terem aparecido gretas. O problema é que a Bia adormece logo que começa a mamar e por mais que eu faça (cócegas, tirar a roupa, apertar o dedo do pé...), não adianta! Ela acaba por adormecer pouco tempo depois, tenha estado a dormir anteriormente muito tempo ou não. Isto fez com que no primeiro mês só tivesse aumentado 200 gramas!! Fomos a uma consulta no pediatra e a solução foi dar complemento... Fiquei um pouco triste, mas é preferível do que ver a minha piolhita tão magrinha... 
Continuo a dar de mamar e só depois é que ela toma o complemento. Há alturas em que ela chega mesmo a rejeitar o complemento porque fica satisfeita só com a mama. No segundo mês chegou a engordar 400 g por semana!!

Comecei a tomar o Cerazette no início do segundo mês e ainda nem sequer vou a meio da cartela e já estou com indícios de que vou menstruar!! Isto é normal??? Não devia ser precisamente o contrário?  Ainda por cima já sinto os efeitos secundários da toma da pílula (que sorte!!): dores de cabeça, tonturas e enjoo. Se começar a menstruar o meu leite não vai secar?? O que é que eu faço??

11 comentários:

  1. Oi amiga,
    Eu tomei o cerazette e mesmo assim menstruei e isso não atrapalhou em nada a produção do leite, amamentei até os 11 meses, mas até hoje tenho um pouco de leite e agora já tomo outro AC (Elani).
    Sua filha está muito bonita, parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra, obrigada pela resposta!
    A minha preocupação foi em ter vindo tão rápido. Como a piolhita não mama assim tão bem, fiquei com receio de deixar de ter leite. É que amamentar, para mim, é um momento único só nosso (meu e da piolhita), por isso não o queria perder tão cedo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Isa!! Eu amamentei até aos 5 meses e sempre tomei a pilula de amamentação. desde que o António nasceu eu fiquei mestruada, aliás, eu chegava a ter hemorragias, durante 5 meses menstruei sempre, sempre, todos os dias!!! A minha médica disse que era normal e que isso não iria afectar a amamentação. Eu tinha imenso leite e o António nunca precisou de complemento. O meu leite so começou a secar, quando foram introduzidos novos alimentos e quando eu comecei a trabalhar. Como o peito não era tantas vezes estimulado o leite acabou por secar. Por isso não se preocupe é normal e nada vai afectar a sua amamentação. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Isa,

    Antes de mais, Muitos Parabéns pela Bia! Acompanho o teu blog há algum tempo, apesar de nunca ter comentado.O meu bébe nasceu no dia 04/06, e também está a tomar suplemento, depois de mamar. A minha questão é que quantidade estás a dar à Bia de suplemento? Estou na dúvida se estarei a dar ou não o suficiente...

    ResponderEliminar
  5. Olá. O pediatra disse para iniciarmos com 60 ml de suplemento e irmos aumentando sempre uma medida (30 ml) caso notássemos que ela continuava com fome. Neste momento já bebe na maioria das vezes 90 ou 120 ml, mas também tem alturas em que nem sequer pega no biberon. É fácil notar quando fica satisfeita, porque ela rejeita o biberon. O que não acontecia na mama, porque ela mama até adormecer e mesmo que esteja satisfeita, se lhe retiro a mama chora porque quer "chupetar". É o mal... nunca sei se mamou bem ou não! Se soubesses a quantidade de biberons feitos que, por vezes, deitámos fora...
    Espero ter ajudado!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Isa,
    Quanto à amamentação, não sei que conselhos te dar. A Madalena também adormecia na mama, mas tirando-lhe roupa (para não ficar tão quentinha)e apertando-lhe o dedo do pé, ela lá ia acordando e ao fim de um mês ou dois, esse problema deixou de existir.Como tu já fizeste isso com a Bia e não funciona, não sei o que te dizer. Procura ajuda em sites de apoio à amamentação, pode ser que te deem outra ideia.
    Em relação à pílula e à menstruação, não te preocupes. Eu tomei a mesma pílula e menstruei duas semanas depois de terminar a hemorragia pós-parto (que durou 6 semanas)e tive sempre leite. Só começou a ser em menor quantidade aos 10 meses (quando introduzi suplemento) e penso que foi por ela já comer e estimular menos. Deixei de dar mama aos 13 meses.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    aconselho vivamente a se dirigir ao centro de saúde e conversar com uma enfermeira especialista. Elas fazem o controle de peso, ensinam técnicas e vai ver que fica muito mais dencansada. E isto não invalida que continue a ir ao peditra. Pode ainda consultar este site que ajuda muito.
    Bj
    www.cuidarcrianca.com

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Isa. O Francisco bebe sempre 90 mL e nunca rejeita o biberon. Às vezes, parece que não quer é a mama, pois chora enquanto está a mamar. Quanto à pilula não te posso ajudar, pois também não sei o que acontece, uma vez que ainda estou na 1.ª embalagem.

    Beijinhos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Olá meninas!
    Obrigada a todas pelas respostas. A minha grande preocupação era mesmo saber se a menstruação teria influência na quantidade de leite, mas se esse não é o caso, fico muito mais descansada! Não queria perder o leite que ainda tenho!
    Mais uma vez obrigada pela ajuda!
    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  10. Olá Patrícia! Experimenta fazer 120 ml e logo vês como o Francisco reage.
    Quanto ao facto dele chorar enquanto mama, pelo que tenho lido, pode estar associado a várias situações. Podes ler aqui se quiseres: http://acuadoiro.blogspot.com/2010/06/rejeicao-da-mama-amamentacao.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Não stress mto como amamentação, penso que estas ir mto bem, oferece sempre peito até ela querer, depois oferece suplemento. a única maneira saberes se é suficiente e pesando se ela tiver aumentar 200g semanais está boa. Quanto a pilula penso que já responderam, menstruação varia mto lembro-me do meu mais velho maldito demorou pelo menos 6 meses a vir deixei logo tomar pq o leite secou. tem casos demora a vir mesmo tomando a pilula amamentação outras menstruam mensamente.
    a minha filha despia-a toda ficava só em fralda, para ela mamar.
    bjos

    ResponderEliminar

É sempre bem-vinda uma palavra de apoio, um conselho, uma partilha de experiências...